78 Anos a Serviço da Educação

No dia 22 de fevereiro de 1937, chegaram a Presidente Prudente as três primeiras Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing para fundarem um colégio. Abriram o primeiro capítulo de uma longa história de lutas e vitórias.

O Colégio foi resultado do esforço inicial de autoridades civis, políticas e eclesiásticas da época, preocupadas com a educação, cultura e formação religiosa de uma cidade nascente e carente de cultura.

Só havia um grupo escolar e um ginásio particular, o Ginásio São Paulo.

Nesta época, o estado não garantia a educação da mulher, além do Curso Primário.

Assim, era urgente que um colégio garantisse a continuidade dos estudos, especialmente das meninas, não só da cidade, mas também da região e estados vizinhos, pois a carência de escolas era geral.

Aos 05 de Abril do mesmo ano, após o cumprimento das exigências legais, as portas do Instituto Cristo Rei puderam se abrir, num prédio cedido pela Prefeitura Municipal. Setenta e oito (78) alunos deram início à longa lista de nomes registrados nos livros de matrícula nesses 70 anos.

No mesmo ano de 1937, esse número quase triplicou. Apenas 9 alunas internas puderam ser aceitas, por falta de espaço.

Desta forma, o Colégio, que já era pequeno demais desde o início, precisou ampliar seu espaço físico com a construção de um dormitório para as internas.

Em 1945 as Irmãs se mudaram para prédio próprio, que passou por várias modificações no decorrer dos anos.

Em 1958, foi inaugurado um novo prédio escolar e em 1970 concluída a nova igreja e a ala de residência das Irmãs. Em 1995 foi inaugurada a piscina para aulas de educação física, natação e lazer.

Em todos esses anos o Colégio Cristo Rei procurou acompanhar a evolução e o progresso do ensino através do tempo.

Nunca ficou para trás, pelo contrário; sempre procurou ser pioneiro e se antecipar às inovações e melhorias do ensino, contando, hoje, com o melhor laboratório escolar de informática da cidade e região. O Colégio Cristo Rei prima por um estudo exigente e forte. Procura fazer com que cada aluno, cada pessoa que por aqui passe, dê o melhor de si e o máximo de rendimento, como forma de realização pessoal e contribuição à humanidade.

Há um esforço contínuo no sentido de desenvolver integralmente o aluno, através da filosofia do colégio que visa fortalecer: o espírito de cultura, de família, e o religioso, num ambiente de oração e trabalho (Ora et Labora) de São Bento.

Colégio Cristo Rei mantém os cursos Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.